quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

OLED: Você sabe o que é?

As telas de LCD e plasma mal chegaram em nosso mercado e já existe um sucessor: o diodo orgânico emissor de luz, mais conhecido como OLED.


Oled display


OLED é uma tecnologia criada pela Kodak em 1980, mas somente agora empregada mais comercialmente. Ela promete telas planas muito mais finas, leves e baratas que as atuais telas de LCD. A idéia é usar diodos orgânicos, compostos por moléculas de carbono que emitem luz ao receberem uma carga elétrica. A vantagem é que, ao contrário dos diodos tradicionais, essas moléculas podem ser diretamente aplicadas sobre a superfície da tela, usando um método de impressão. Acrescentados os filamentos metálicos que conduzem os impulsos elétricos a cada célula e está pronta uma tela a um custo extremamente baixo.


oled-active oled-passive


Uma das principais características da tela orgânica é que ela possui luz própria e com isto não necessita de luz de fundo ou luz lateral. Outra importante característica é que por emitir luz própria, cada OLED, quando não polarizado, torna-se obscuro, obtendo-se assim o “preto real”, diferentemente do que ocorre com LCDs que não conseguem obstruir completamente a luz de fundo.


Telas OLED ainda podem ser visualizadas de diversos ângulos até 180°, têm contraste de 1000:1 (contra 100:1 de telas LCD), suportam variações de calor e frio com mais eficiência e têm fabricação mais barata.


Oled TV


Portanto, imagine um televisor de alta definição com dois metros de largura, menos de 1 cm de espessura e que consome menos energia que a maioria dos aparelhos disponíveis no mercado hoje. Este é o grande objetivo desta tecnologia: criar dispositivos grandes e extremamente finos sem perder qualidade nenhuma de imagem, muito pelo contrário.


Sony Oled 11TV


OLYMPUS DIGITAL CAMERA


A tecnologia OLED não se restringe somente a televisores, mas também computadores, notebooks, celulares e até Holografia de Alta Resolução (utilizada em reproduções tridimensionais). Em uma perspectiva a longo prazo, estuda-se a aplicação de OLEDs como fonte de iluminação padrão pela sua eficiência e tempo de vida.






Referências (texto e imagem):
www.baixaki.com.br
www.edopter.com
www.engadget.com
www.techfresh.net
www.turbogadgets.com
www.youtube.com
www.wikipedia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...