sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Entrevista com Fernando Barcellos – diretor de criação da Giovanni+Draftfcb

Fernando Barcelos01

Como as grandes agências veem o fenômeno das novas mídias? O poder de retorno publicitário delas já é mensurável?

Sim, na maioria das vezes esse retorno é mensurável desde que a ação proposta leve isso em consideração. Pode ser por cliques em sites, banners,  pode ser por números de views, respostas de emails  ou através de matérias em jornais ou revistas.

E em relação aos blogs? Como as agências avaliam a resposta que o acesso a eles pode gerar para uma campanha?

Blogs são instrumentos que dão retorno institucional.

Como publicitário, como você analisa a procura que grandes empresas estão fazendo de profissionais denominados social media marketing ou social media manager? Essa também pode ser uma nova tendência na hora de avaliar a capacitação dos profissionais: o conhecimento das novas mídias?

Assim como a internet, esses são profissionais em construção, alguns com mais tempo outros com menos.

E a Giovanni-DraftFCB? Institucionalmente, a empresa tem pensado nesse assunto e em todas as vertentes e instrumentos das grandes redes sociais? Algum case específico que pudesse representar esse olhar para o novo segmento?

Trabalhamos em todas as frentes para os nossos clientes. A partir de conceitos que criamos, desenvolvemos  ações de ponto de venda,  MKT de relacionamento, comunicação on line e off line e etc.  Ou seja: trabalhamos de forma 360º.  Dois exemplos recentes são:  Club Social, cujo conceito é ter um sabor inconfundível. Criamos filmes para TV  e desenvolvemos um site que usa blogueiros para dar dicas “inconfundíveis”. http://www.clubsocial.com.br/
Na primavera criamos uma ação para Glade, chamada “flower parede”, onde esculturas de flores pintadas por artistas enfeitaram as ruas do Rio e de São Paulo.

No mundo onde a velocidade da informação é compatível com o seu tamanho e com a incrível possibilidade de propagação, o que se pode dizer em 65 segundos e em 140 caracteres?

Muita coisa pode ser dita. Para publicitário, o tempo e o número de caracteres sempre foram curtos. Na TV, no máximo 30 segundos e nas revistas, títulos com 140 caracteres são longos demais.

E você, pessoalmente, como utiliza ou se utiliza das redes sociais e novas mídias? De que forma elas são - ou se são - ferramentas tanto da sua vida profissional quanto pessoal?

Do ponto de vista da profissão é uma fonte certa de informação e conhecimento do que está rolando. Pessoalmente, prefiro encontros na mesa de um bar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...