A campanha Plantando um futuro sustentável foi desenvolvida para marcar dois acontecimentos: a Semana Mundial do Meio Ambiente e a decisão estratégica da Provider IT em dar os primeiros passos na direção de tornar-se uma empresa verde.
Inteiramente criada pela Cinco Mais Comunicação e Design, a campanha envolveu a criação do nome, do login – uma árvore estilizada com a logomarca da empresa , do teaser, e-mails marketing , da ação de mobilização dos colaboradores e do prêmio distribuído ao final.
A dinâmica da ação de marketing se iniciou com um teaser, recebido pelo e-mail interno e intranet, anunciando a chegada de um novo futuro. Na sexta-feira, dia 3 de junho, todos os colaboradores chegavam em suas áreas de trabalho e encontravam uma cartela com seis espaços para serem preenchidos. Cada um deles representava uma ação pessoal, ambientalmente responsável e na direção de um futuro sustentável. No verso da cartela, 15 ações eram sugeridas, desde a escolha de um dia da semana para não consumir carne, ao transporte coletivo, coleta seletiva, diminuição de gasto energético e etc.
As seis ações marcavam os seis dias da semana iniciada em 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, até 10 de junho, a sexta-feira na qual os que se dispusessem a participar, completando toda a cartela, teriam uma surpresa. A decisão sobre a ação sustentável era do colaborador, que ao cumprir comunicava ao seu gestor direto, que carimbava uma das áreas da cartela.
Além disso, nos vários escritórios da Provider IT, no Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, o login da campanha, a grande árvore estilizada, foi anexada nas paredes, para que ali fossem coladas as cartelas completadas, gerando os frutos da escolha por um futuro mais sustentável.
Na sexta-feira de encerramento da campanha, todos os que dela participaram – cerca de 400 colaboradores – receberam por e-mail marketing interno a comunicação que eram proprietários de uma muda de árvore nativa, a ser plantada em área de Mata Atlântica pela organização não governamental Instituto Brasileiro de Florestas. Já na semana seguinte, os colaboradores receberam um certificado de propriedade da árvore nativa.
A participação da Cinco Mais se deu em todo o ciclo da campanha, desde a criação dos elementos gráficos, das peças virtuais, dos textos de conceito e divulgação, do desenvolvimento da ação e da escolha do prêmio aos colaboradores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário