Vanea Trezza é uma designer de jóias e acessórios na cidade de São João Nepomuceno, em Minas Gerais. Com mais de 10 anos de atividade, tem ampla penetração no mercado mineiro através da venda indireta. E com um design exclusivo e personalizado vem conquistando cada vez mais espaço, também no mercado nacional.
O objetivo inicial do job era promover um redesign, modernizando a logo e principalmente a assinatura da marca. Mas, no final, a cliente quis que a marca não se mantivesse muito longe do visual já sedimentado entre a clientela cativa, e assim sendo, promovemos apenas pequenas alterações, mas pontuais e importantes.
A fim de trazer leveza e sofisticação, mas sem perder a essência do passado e dos conceitos da marca, fizemos uma atualização da logotipia onde deixamos a fonte serifada de lado para usar uma com mais jovialidade, beleza plástica e modernidade.
O ícone gráfico que já era usado na logomarca, foi atualizado dentro dos conceitos da própria criadora dos acessórios, onde o elemento principal é o cristal Swarovski. Esse cristal é o mais conhecido do mundo. Apesar dos acessórios VaneaTrezza não serem feitos apenas de Swarovski, ele foi escolhido para ser representativo na marca por sua delicadeza, precisão e aparência.
Assim como os detalhes das peças de sua coleção, também fomos precisos em todos os detalhes importantes que achamos necessário indicar.
Na logo anterior os Swarovskis modelados eram de 7 faces de corte, o que não corresponde aos usados pela Swarovski AG, que são de 8 faces. Atualmente, existe até um de 14 faces, o xillion. Porém, tentar representar isso na marca não vale a
pena pois as facetas de um cristal de 14 faces reduzidos numa imagem tende a parecer um círculo. Ficamos com o de 8 lados.
Detalhes que achamos necessários reconstruir na logo anterior:
- A - Na logo anterior os Swarovskis modelados eram de 7 faces de corte, o que não corresponde aos usados pela Swarovski AG, que são de 8 faces.
- B – Cada Swarovski que formava a ponta do braço do V tinha uma angulação diferente, dando a impressão de defeito e imperfeição.
- C – O alinhamento na distribuição dos cristais ao longo do feixe de pedras estava torto e sem uma proporcionalidade na distância.
- D – As estrelas das pontas, que imitavam miçangas, não combinavam com o visual. Além de dar a impressão de parecer com asteriscos, ainda existia o risco técnico de ficarem emboladas quando fosse feita uma redução para um cartão ou um tag.
Logos finais – Versão em negativo e positivo
Parabéns pela identidade criada. Exalta o produto e mostra algo além do brilho do acessório. Aquilo que precisa ser falado só a comunicação visual leva. Vocês são o talento nisso. O meu sonho de consumo é um dia ter um motorista particular e ser um cliente de vocês, para qualquer coisa. Sei que vou chegar onde quero. Abração.
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