sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Conheça o processo de criação da marca dos Jogos Olímpicos Rio 2016

Vencedora de uma concorrência que reuniu 139 empresas brasileiras, a Tátil Design foi a responsável pelo desenvolvimento da logomarca dos Jogos Olímpicos Rio 2016, apresentada no dia 31 de dezembro, no tradicional Réveillon da Praia de Copacabana. Até o grande momento chegar, entretanto, muito trabalho coletivo, inspiração e transpiração marcaram a criação do inovador símbolo 3D.

rio 2016

As formas e cores da natureza do Rio, o movimento, a diversidade, a harmonia, o espírito olímpico e, centralmente, os valores “paixão e transformação”, fizeram parte do detalhado e exigente briefing entregue pela área de Branding do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Além de questões técnicas, a dimensão emocional estava presente no documento. O espírito de coletividade, de universalidade, de inovação e de projeção do Rio de Janeiro para o futuro deveria estar presente na marca.

A partir disso, a agência, que tem 20 anos de mercado e mais de 100 prêmios nacionais e internacionais conquistados, reuniu mais de 30 designers de seu cast para uma dinâmica inicial, onde os 12 pontos expostos pelo briefing deveriam ser trabalhados.

get

Foram buscadas referências em artistas, música, arquitetura, conceitos dos mais diversos matizes, linguagens visuais das mais variadas origens, até que, depois de muitos modelos criados e descartados, uma idéia viesse a consolidar todos os atributos que uma logomarca de Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro requer. No fim, nasce “uma marca escultura para uma cidade escultura”, como define Fred Gelli, sócio-fundador e diretor de criação da Tátil.

CONCEITO DE CRIAÇÃO: PAIXÃO E TRANSFORMAÇÃO

Consolidamos esses aprendizados e escolhemos como inspiração uma ideia simples e ao mesmo tempo poderosa: o que torna a nossa cidade única e faz dos Jogos Olímpicos um acontecimento realmente grandioso são as pessoas, sua natureza, seus sentimentos e aspirações. Por isso, criamos uma marca que é essencialmente humana.

Nascemos de uma mistura de povos. Acolhemos, com um abraço, todas as raças, credos, idades. Compartilhamos, de forma democrática, nosso céu, nosso mar, nossa gente feliz.

Esse calor humano, que faz parte da natureza do carioca e do próprio espírito olímpico, é moldado pela natureza exuberante de uma cidade que nos inspira a viver com paixão e leveza, a gostar de conviver e compartilhar.

A atmosfera da nossa paisagem se reflete na marca e na sua paleta de cores. O amarelo é feito do sol e da nossa essência calorosa, viva, alegre. O azul tem a fluidez da água que nos cerca e do nosso jeito descontraído de levar a vida. O verde traz nossas florestas e a nossa esperança, a visão sempre positiva e otimista que nos permite ir mais longe.

Juntos, diferentes países, atletas e povos se abraçam num movimento individual e coletivo que, num segundo olhar, revela um dos nossos cartões postais. Um Pão de Açúcar vibrante, que balança num gingado feito de alegria, união, celebração e amizade.

Essa forma sai do papel e ganha uma perspectiva tridimensional, com volumes, recortes. Relevos que desenham na nossa imaginação a topografia da cidade. Uma marca–escultura, infinita, que ganha texturas, vira forma, objeto. Uma marca lúdica, feita para ser experimentada.

O logotipo expressivo, gestual, com as letras interligadas de forma fluida, reforça o desejo de união e a essência humana e acolhedora da marca, traduzindo a simpatia carioca. O desenho tipográfico exclusivo combina excelência e leveza, inspiração e atenção aos detalhes de modo único e proprietário.

Inspirada pela natureza do Rio, dos atletas e das pessoas, a marca Rio 2016 dos Jogos Olímpicos convoca à união, acende a vontade e o desejo de fazer juntos, de compartilhar saberes e talentos, de somar nossas forças e nossas aspirações para viver, realizar e transformar o presente e o futuro a partir de uma visão sustentável.

É uma grande rede coletiva em movimento, um convite e uma inspiração para o Rio e para o mundo. 

Referências:

http://www.rio2016.org/rio-2016-agora/conheca-o-processo-de-criacao-da-logomarca-dos-jogos-olimpicos
http://diariodorio.com/o-processo-de-criao-da-logo-rio-2016/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...